Futebol feminino

  Foto: Arquivo Lali
Time das Professoras no Cajueiro - 1990
Da esquerda em pé: Raimunda, Nólia, Arlete, Sidney, Camem Lúcia, Rita Brait, Lindaura, Maura, Luzia. Agachados: Téc. Zezinho, Telma, Idalice, Josefa, Marly, Terezinha, Márcia, Fátima e Nalvinha.


 Foto: Eliane Alves
  Guarany Esporte Clube - 1979
Da esquerda em pé: Swat, Meire, Sueli, Eliane, Edna e Valdete. Agachadas: Jisélia, Jose, Noelia, Mirandi e Tute.


No inicio da década de 80 tivemos a oportunidade, de assistir grandes jogos no Euclidão, pelas equipes do futebol feminino de nossa cidade, Guarany, Bahia e 22 de Outubro, tinham as suas equipe femininas, e, diga-se de passagem, fortes equipes, que tão bem representou a nossa cidade em competições e jogos amistosos aqui em Ibicaraí, e em cidades da região. Muitas foram as jogadoras que se destacaram, podemos citar algumas, Norma, Lêda, Iolanda conhecida como Jabuti, Meire, Fátima, Réu, Luciene e Donda, (duas grandes goleiras), Nilza, Edna, Ely e Ivete. Oportunamente, fomos testemunhas desde aquela época, da luta das nossas meninas, em busca de reconhecimento por parte de quem comandava o futebol local, e do poder publico, para que elas tivessem constantemente competições, além do preconceito que existia na época. 

Foto: Arquivo Bedhal
Bahia Esporte Clube - 1981
Da esquerda em pé: Geovana. Nete, Sirlene, Monacy, Betinha Cabral, Dayse Martins +, Gal, Foca e Tânia. Agachados: Magnólia, Thilda, Siomara, Marilene, Alessandra, Bito e Alzira.


Isso não foi possível, anos depois o futebol feminino de campo foi sendo extinto, há de se louvar a tentativa de alguns desportistas, a exemplo de Agnaldo Gama Rodrigues, na década de 90 criando a equipe Gama Esporte Clube, chegou a disputar campeonatos na região, especificamente em Itabuna e alguns jogos amistosos. Nos anos 2000 aconteceram algumas tentativas de reerguer novamente, mais de forma isolada, o que se tornou praticamente impossível. Hoje algumas atletas que restaram migraram para o futsal, as novas jogadoras apesar de terem noção de futebol de campo, praticam somente o futsal, por existir competições em nossa região o que não acontece com futebol de campo, cujas competições se tornam cada vez mais raras.

Foto: Arquivo Fátima Andrade
 Seleção de Ibicaraí - 1992
Da esquerda em pé: Reu, Norma, Galega, Dialla, Zilkelina, Aidil. Agachadas: Joilda, Sandra, Gisélia, Leninha, Fátima e Luzinete.

Foto: Arquivo Patricia
Coroas em Forma - 1990
Da esquerda em pé: Tec. Idalicio, Telma, Bernadete, Marivone, Rosália, Terezinha, Maura, Márcia e Nólia. Agachadas: Terezinha Teles, Clélia, Jó Benevides, Lene, Sidinei, None e Linda.



Foto: Arquivo Agnaldo Gama
Guarany Esporte Clube - 1999
Da esquerda em pé: Tec. Gama, Lili, Tonha, Adriana, Ceiça, Mikaela, Rosana e Ana Paula. Agachadas: Jhon Lenon, Lú, Uda, Fabiana, Marilia e Déo.







0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates